Quem sou eu

Minha foto
Sou uma mulher extremamente simples, que aprecia o belo, as flores, as crianças. De choro fácil e emoções a flor da pele. Que ama Deus e busca honrá-Lo. Que ama a vida, com tudo de melhor ou pior que ela nos traga. Acredito no poder da oração e que a fé pode fazer milagres. Creio em valores como Amizade, Amor, Respeito, Solidariedade. Abomino pessoas dissimuladas, pois sou muito transparente. Sei respeitar ao próximo, por isso não peço, Exijo respeito.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Religião, “ópio do povo”?


Nunca se viu o crescimento de seitas e denominações religiosas como hoje em dia.
Se pesquisarmos um pouco, chegaremos à conclusão de que existe uma para cada gosto e personalidade.

Só posso falar sobre o segmento que conheço melhor: O Cristão/Protestante.
Existe uma infinidade de opções, indo da mais tradicional e rigorosa, repleta de dogmas e proibições, a mais “flexível”.
Mesmo dentro de ambos os segmentos, existem ramificações geradas por insatisfação de um (ou vários) membro (s) e conseqüente saída, dando assim inicio a uma nova denominação.
Concordo que a religião pode atuar como fator alienatório quando mal utilizada, *vide casos de tragédias, suicídios em massa “aconselhados” pelo líder de uma seita.
O que deve haver é a crença cega em Deus, e não nos dogmas desta ou daquela denominação. Aceitar sem questionar determinados preceitos da religião escolhida __antes de converter-se__ a longo prazo pode levar a desilusão e a sensação de que fomos enganados, dando origem ao que o mundo cristão chama de “crente borboleta” (pousa de “flor” em “flor”).
Religião não é brincadeira, não é passa-tempo, nem porto seguro apenas para os momentos de aflição, é um estilo de vida.
Por ele seremos julgados, embora satisfações mesmo só devamos a Deus e não a homens tão ou mais falhos que nós. Mas Nele precisamos crer, sem dúvidas!
Só quem já passou por momentos realmente dolorosos sabe do que falo.
Ultrapassar esses momentos sozinho é bem difícil, quando não impossível para a maioria dos mortais. A sensação de desamparo, de não ter onde agarrar-se é uma das piores coisas que existem.
Ter fé nos dá esperanças, nos motiva a prosseguir quando tudo em volta parece ter ruído e todas as portas fecharam-se. Dizem que “se conselho fosse bom”...

Por isso, não é um conselho, apenas uma sugestão:

Busque Deus. Conheça-O. Apegue-se a Ele.
Eu tenho a minha religião, você tem a sua? Não importa.
Mas procure saber onde está pisando, mesmo na fé devemos ser objetivos, saber o que buscamos e esperamos.
Até que ponto aceitaremos mudanças e restrições em nossa vida, se for o caso.
Pesquise, pergunte, questione. Saiba tudo que há para saber sobre a religião que pretende abraçar e viva-a no teu cotidiano, não apenas na igreja perante os irmãos.
Permita que haja coerência entre o que você prega e suas atitudes.
Não busque a perfeição. Busque a intimidade com Deus.
Ela, melhor do que ninguém te mostrará o caminho a percorrer.
Que para você, religião não seja “ópio”, mas sim lucidez.

Deus nos abençoe a todos.

5 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vanuza Pantaleão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Bom dia Tita, sou amiga da Vanuza.Passeando por seu blog na madrugada... Aqui a chama da fé nunca se apaga e venho trazer meu carinho e inundar-me dessa LUZ! Tenho a minha religião, onde busco em seu aprendizado a superar os percalços... Faz parte da "Nossa" evolução espiritual.Meu desejo é que todos se encontrem num mesmo caminho... Em direção à casa do PAI!Que assim seja, Amém!Abraços ternos da Jady.

Vanuza Pantaleão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco Coimbra disse...

OLÁ Cintía Carinhosa e muito mais, amiga. Cá vim dar, num espaço onde gostarias de dar... mas descobres como isso é difícil? Só conseguimos dar o que os outros querem receber! A religião é um dado cultural, quanto mais religião, mais crença! Ora a crença é um dado primitivo, mas talvez o que nos criou homens e mulher, portanto o que melhor nos identifica? Diria que Sim, essa seria a minha resposta. Mesmo difícil, pois como provar a identidade dada pela Fé? Tentando transmiti-la. Sempre discordei disto, sou contra Missionários que levem Deus. Desde logo porque, Deus, sendo uma crença que como todas as crenças é a realidade de quem a tem, é uma ameaça às crenças dos outros. Não há Deus sem Papa, Padres e seus apaniguados. Tu não podes aceitar isto, pois isto vai contra a tua crença? Tenho a certeza que sim! Este é o motivo da minha crença não ser a tua mas podendo ser, pois se Deus é Amor, Verdade, Luz, é tudo o que procuro na Poesia.
Se quero seguidores? Quero, quere_ria... o meu espírito missionário é diminuto: di_minuto... assim como aparece, desaparece.
O que fica, o que permanece, são as memórias que mantemos, as que cultivamos. Na esfera humana, sempre social, para os outros eu gostaria de deixar e partilhar a amizade.
Vou reler este texto para deixar no meu blog, donde vim para agradecer teu comentário, presença e companhia.